segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fundação e Império - Isaac Asimov


       
Fundação e Império” é o segundo livro da “Trilogia da Fundação” de Isaac Asimov, um dos principais nomes da Ficção Científica. Nesse livro encontramos novamente a Fundação, grupo criado por Hari Seldon, grande cientista da Psico-História, no planeta Terminus, com o objetivo de levar a humanidade à superar o período de barbárie que se instalou com a crise e queda do Império Galáctico. Leia a resenha do livro “Fundação”, a primeira parte da trilogia, para saber mais.

O que acontece quando os escombros do Império Galáctico encontra com a Fundação?



       Esse livro é dividido em duas partes, na primeira vemos a Fundação já estabelecida como uma potente fonte de tecnologia e conhecimento, que começa a estender suas influências para outros planetas. Sua fama se estende por toda a periferia da galáxia e chega até aos escombros do Império Galáctico, que vê na destruição da Fundação, a possibilidade de reerguer o Império Galáctico ao seu esplendor antigo.

 Aproxima-se então uma nova crise Seldon, onde a única opção de sucesso para a Fundação é o caminho já previsto por Hari Seldon e sua Psico-História, mas com um detalhe, ninguém sabe qual é a solução prevista por Seldon. Nessa primeira parte do livro é interessante entender o uso da religiosidade e da mentalidade hegemônica de uma sociedade de acordo com os interesses da Fundação. A manipulação de elementos culturais visando o predomínio da Fundação é um dos pontos mais instigantes do livro.

Box - Trilogia da Fundação publicada pela editora Aleph

Já na segunda parte, um novo perigo surge, colocando a Fundação em um risco que não pode ser calculado pela Psico-História: Um indivíduo misterioso chamado Mulo, que possuiu um poder que a Fundação desconhece e que decide conquistar a Fundação e todos os planetas da galáxia. Como a Fundação pode escapar de uma situação que nem a Psico-História pode prever? E a Segunda Fundação, citada brevemente por Hari Seldon, poderia realmente existir, ou era um blefe?

O que me deixou mais satisfeita com a segunda parte do livro foi a inserção da primeira personagem feminina relevante para a Trilogia: Bayta Darell. Bayta e seu marido salvam um peculiar personagem das garras de Mulo, e acabam se tornando parte de uma busca épica pela Segunda Fundação. Mulo é também um vilão bem interessante, ninguém sabe ao certo como ele é, e esse mistério só aumenta o medo provocado pelas suas ações.

Achei “Fundação e Império” mais interessante que “Fundação”, complexificou mais o papel da Fundação em meio à uma galáxia confusa e dacadente, apresenta novas facetas do plano Seldon, deixando questões em aberto e muita curiosidade para o leitor ir para o último livro da trilogia.



“Fundação e Império” foi publicado pela editora Aleph, com a tradução de Fábio Fernandes e capa de Delfin.




2 comentários:

  1. Oi!
    Nunca ouvi falar na trilogia e por isso achei bem legal descobrir seu blog!
    Agora, com certeza, personagem feminina forte é uma coisa importante ter em uma história! rs
    Gostei do blog, adoro blogs de livros, estou seguindo...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Bem vinda!
      Também gosto de ler blogs literários, a gente acaba descobrindo livros que nem imaginávamos!
      Volte sempre!
      Beijos!

      Fran

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...