sábado, 20 de setembro de 2014

Alma? - Gail Carriger


Imagine uma história meio steampunk, meio fantasia, que se passa na Inglaterra vitoriana, onde convivem vampiros, lobisomens e fantasmas, com uma protagonista solteirona e literalmente sem alma? É muita informação junta? Mas Gail Carriger conseguiu criar uma aventura divertidíssima, leve, onde esses elementos se integram de uma forma muito legal. Li tudo numa noite, e fiquei fã de Alexia Tarabotti, a protagonista meio italiana e preternatural. Alma? É o primeiro livro da série “O Protetorado da Sombrinha”.

Alma? Gail Carriger - Editora Valentina
Alma? e o segundo volume do Protetorado da Sombrinha: Metamorfose?



Na narrativa criada por Gail Carriger os seres sobrenaturais (lobisomens, vampiros e fantasmas) foram incorporados à sociedade britânica. Cientificamente, a conclusão que se chegou foi que alguns seres humanos naturalmente possuem um excesso de alma, assim, por meio de uma metamorfose dolorosa, podem ser transformados em vampiros ou em lobisomens, ou quando morrem, se transformam em fantasmas. Mas como não havia uma forma de quantificar a alma de alguém, ser voluntário para a metamorfose era um tremendo risco, podendo terminar em morte caso a pessoa tivesse pouca alma (e nesse caso, nem viraria fantasma).

Mas além dos seres sobrenaturais, havia também, em menor número, os preternaturais, como Alexia Tarabotti, que seriam pessoas sem alma, que ao tocar em um indivíduo sobrenatural, anularia temporariamente a metamorfose. Assim, Alexia acaba matando um vampiro no início do livro, mas sem intenção, apesar da força que ela emprega com sua sombrinha. Esse contratempo aproxima Alexia de Lorde Maccon, o lobisomem responsável por investigar o caso. Alexia acaba se envolvendo no mistério que ronda o vampiro que ela matou, enquanto passeia com um cientista estadunidense, briga com o Lorde Maccon, e lida com a mãe e as irmãs casadouras que não cansam de lhe criticar e apontar o fato de ser uma solteirona.

A relação de Alexia com as irmãs e a mãe me lembrou muito “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, mas com todas as características mais exacerbadas. Lorde Maccon é uma mostra que lobisomens podem ser galãs dos mais charmosos (entre outras coisas) além da química entre ele e Alexia ser sobrenatural! (é, tentei fazer um trocadilho engraçadinho). Durante a leitura, o problema que Alexia e Lorde Maccon enfrentam vai se delineando melhor, e é possível sacar algumas coisas, mas nada que estrague a leitura, me diverti muito com a Alexia e seu temperamento meio autoritário.

Um outro ponto que eu achei interessante é a forma natural que a Cail Garriger inseriu questões ligadas à sexualidade. A forma em que Alexia vai descobrindo seus desejos e também que ela poderia ter um papel ativo nas interações sexuais foi feito de uma forma muito espontânea e harmoniosa com a personalidade da Alexia. Além de ter um personagem muito relevante para a história que além de vampiro é homossexual e grande amigo da protagonista. Gail Carriger ganhou ainda mais pontos comigo por estar contribuindo para uma literatura mais plural e inclusiva. Acho que esse livro pode ser considerado Young Adult, mas recomendo para todo mundo que está afim de uma leitura leve, divertida, que combate o stress e o mau humor. Além de ser um livro muito bonito, com um acabamento caprichoso. A editora Valentina mandou muito bem em trazer essa série para o Brasil.


Alma? É publicado no Brasil pela Editora Valentina e tem tradução de Flávia Carneiro Anderson.


3 comentários:

  1. Eu não conheço ninguém que tenha lido "Alma?" e não tenha gostado!!! Concordo com todos os pontos que você destacou Fran. As questões de sexualidade, o dialogo com Jane Austen, a diversão da narrativa e a diversidade dos personagens fizeram da Gail uma autora pela qual eu tenho #MuitoAmor, sem contar que a narrativa dela é rápida e eu também li em questão de 24 horas, na verdade perdi um pouco minha vida para "O protetorado da sombrinha" porque só descansei depois de ler os dois livros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ass: Pandora - estou em minha labuta com a Estante e preguiçosa de deslogar!!! :)

      Excluir
    2. A escrita da Gail realmente é ágil, prende a gente. #MuitoAmor também define meu sentimento por ela! Ansiosa pelos próximos livros da série.

      =)
      Volte sempre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...