quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vilania Eterna - Batman 23.1 e 23.2

    No início desse mês, procurando algo novo na banca, uma HQ do Batman me chamou atenção pela capa metalizada e as palavras “Vilania Eterna” acima do nome da revista. Resolvi dar uma folheada e percebi que o homem morcego não aparecia em momento algum na revista que leva seu nome. Foi o suficiente para despertar minha curiosidade e comprar Batman 23.1 e Batman 23.2.
Batman 23.2



   Vilania Eterna é a mais recente saga da DC, na qual, todos os títulos dos novos 52 terão ligações com o evento que a editora Panini esta chamando de “a saga do ano”, e tem previsão para ir até dezembro, além das intervenções nos quadrinhos mensais já habituais da DC, todo mês esta sendo lançado uma nova revista que leva o nome da saga. Já não encontro Vilania Eterna número um aqui na minha cidade, então não sei se vou acompanhar toda a saga, apesar de ter gostado das revistas que adquiri.

Batman 23.1

   Cada revista do Batman que eu comprei vem quatro histórias, na 23.1 a primeira é uma narrativa sobre o Coringa, “Hora de ninar o macaco”. Eu achei uma história boba com flashs de lembranças nada convincentes sobre a infância do coringa, enquanto no presente o vilão rouba um bebe gorila do zoológico e passa todo seu conhecimento do mau para o primata. Coringa o trata como um filho, e lhe dá o nome de Capetorila e o usa em seus crimes. Bom, as histórias são curtas e muitas delas deixam um final em aberto, mais duas palavras e eu vou acabar dizendo o final.


   A segunda historia é da Arlequina em “Arlequina vive”. Essa eu achei bacana, os flashs são coerentes, Harleen Quinzel estudando, se formando como psiquiatra, procurando novos desafios, indo trabalhar no asilo Arkham, conhecendo o sr C., enquanto no presente ela chora suas mágoas enquanto aterroriza Gothan e procura um modelito que lhe caia bem.
  A terceira historia, e talvez a melhor da revista, é “A Ventriloquista em talento macabro”. Na Gothan tomada por vilões, sem a liga da justiça e sem o Batman, alimento e energia elétrica são escaços, porém o teatro Melodian abre suas portas com energia elétrica, comes e bebes, e claro, uma apresentação da Ventriloquista e seu boneco Ferdie. Os flashs do passado da personagem é o mais bacana. As imagens mostram a realidade da vida da vilã mas a narração deturpada da Ventriloquista torna mais fácil de entender a mente psicótica da personagem. Vale a pena ler!


  A quarta e última história é “A filha do Coringa em Carne e Tutano”. Não conhecia nada a respeito dessa personagem, mas a história é legal. Começa com uma Jovem encapuzada andando, boiando e nadando pelo esgoto de Gothan até encontrar uma comunidade que vive nas cavernas subterrâneas da cidade. Enquanto ainda espreitava a comunidade, ela encontra uma mascara, não apenas uma máscara, é carne, é um rosto, é o Coringa. (ele perdeu o rosto?) A Filha do coringa, não é mesmo filha do coringa. Nos flashs no decorrer da história mostra uma jovem de classe media com problemas com a autoimagem e incompreendida pelos pais, chegando até mesmo a se automutilar. Já no presente com o rosto do coringa como uma mascara, ainda observando a comunidade que vive no subterrâneo de Gothan a personagem percebe que os homens comem a carne e as mulheres ficam com os ossos. Sim, se trata de uma sociedade radicalmente patriarcal. Mas a filha do coringa não gostou muito desse estilo de vida machista e promete virar a mesa a favor das mulheres.
   Na revista Batman 23.2 as histórias são do Charada, Pinguim, sr. Frio e Duas Caras. Com um destaque especial para o Pinguim e o Duas Caras.

   Não tenho o que dizer sobre a arte desses dois volumes: São ótimas! Manteve as características clássicas das personagens e o clima sombrio de Gothan. Sei que não é fácil escrever quadrinhos curtos (cada revista tem 84 páginas para serem divididas em 4 relatos), desenvolver um roteiro com poucas páginas não é complicado, mas eles acertaram em cheio e deixaram um gostinho de quero mais. Tanto que já providenciei a revista Batman 23.3.




3 comentários:

  1. Gosto de BD.

    Fiquei fã daqui.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Para quem ama os vilões, essa HQ deve ser fantástica! Acho que eu iria adorar a do Coringa e a da Arlequina! *-*
    Abraços!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um terrível fraco pela Arlequina, acho ela inquietante, querida, fofa e eu devo ter algum problema psicológico, mas como não sou a unica não deve ser um problema tão grave hahaha... Estou afim de me aventurar no mundo do Batman um pouco mais, sou uma criatura curiosa afinal de contas... Não sei se vou começar pelos vilões, mesmo achando que metade da graça de curtir o universo de Batman está em também curtir os vilões psicopatas de suas histórias.... mas vou aventurar sim!!! Fui vencida!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...