terça-feira, 1 de julho de 2014

Minha primeira vez com a "Submarino"

A Submarino é um site de compras bastante conhecido, e entre seus diversos produtos podemos adquirir livros. A única coisa que eu costumo comprar pela internet são livros, e já fazia algum tempo que eu me deparava com promoções da submarino e ficava na dúvida se comprava ou não, pois já soube de pessoas que receberam livros amassados, danificados, atrasos, etc. Mas resolvi experimentar, e esse é o relato da minha primeira compra pelo site “Submarino”.




Fiz o cadastro no site principalmente por culpa da coleção “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, a famosa trilogia de cinco livros de Douglas Adams, que a muito tempo eu queria reler. Os cinco livros em edição econômica estavam por 29,90. Não resisti, e fui logo adicionando no meu “carrinho de compras”, cada livro saiu por quase 6,00.  Além dessa coleção, comprei outra, a “Trilogia Fronteiras do Universos” (A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e a Luneta Âmbar), também em edição econômica, mas foi mais carinho, 49,90. Também comprei “Filhos do Éden – Herdeiros de Atlântida” do Eduardo Spohr, por 17,45, e comprei para o Luiz “Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose” de Stephen Rebello, por apenas 7,56.




Paguei tudo bonitinho com boleto (sou dessas que não usa cartão de crédito) e me preparei psicologicamente para esperar quase 20 dias! É que por conta da copa, os dias de jogo do Brasil não seriam considerados dias úteis. Mas eis que em uma semana o carteiro aparece me berrando com uma caixa da Submarino nas mãos.



Estilete em mãos... suspense para abrir a caixa... e não é que estavam todos os livros direitinhos, embaladinhos e quase perfeitos! Estava com receio de estragar as capas das edições econômicas, mas tudo veio certo, sem danos causado pelo transporte. Mas o livro do Hitchcock, quando o Luiz tirou do plástico, estava com a lombada um pouco danificada, mas parecia que tinha sido na gráfica, algum problema no corte. Mas nada muito grave, que me fizesse arrepender da compra.


Grandes redes conseguem abaixar bastante os preços dos produtos se comparadas a livrarias menores, e infelizmente, livro no Brasil ainda é um produto caro, o que pode afastar possíveis compradores. Com o valor normal, de livraria, essa compra teria saído pelo menos o dobro do valor total.




Mas essas grandes redes não dão espaço para escritores nacionais novos, que estão batalhando por um espaço no mercado livreiro. Então minha sugestão é, fragmente suas compras: best-sellers e livros da moda, vá para os sites com promoções, descontos, frete zero, mas também frequente as livrarias pequenas da sua cidade, pergunte se tem algum autor novo da região, algum livro interessante que não conseguiu publicidade, bata um papo com o livreiro, com a dona do sebo, compre algo desconhecido e inusitado, é importante valorizar as pequenas livrarias e livreiros independentes, que resistem bravamente levando cultura para bairros/cidades do interior e periferia. Afinal, existem diversas formas de se encontrar um bom livro (inclusive através de indicações de blogs!)

Gostei dessa experiência com a “Submarino”, mas dois dias depois de pagar a compra, a coleção do “Guia do Mochileiro das Galáxias” estava 19,90, rsrs. Essas coisas acontecem.

Boas leituras!




9 comentários:

  1. Oi, Fran!
    Também sempre compro os 'livros da moda' na internet! O único problema mesmo que tive foi comprar box e chegar com as pontas bem amassadas, mas isso eu já esperava, devido ao transporte!
    O Submarino, em particular, sempre tem promoções incríveis! Comprei por 89,90 os sete livros de A Torre Negra, e pelo mesmo valor, os 5 livros de As Crônicas de Gelo e Fogo!
    Depois que eu comecei a comprar pela internet, não parei mais!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio!
      Eu só comprava em sites de livrarias (Saraiva e Cultura), mas com as promoções da submarino eu resolvi arriscar e comprar lá também. Nossa, 89,90 pelos cinco livros das crônicas de gelo e fogo \0/ foi um mega desconto mesmo!

      Abraços!

      Excluir
  2. Quando eu compro box no submarino geralmente a caixa do box vem amassada ou, por vezes, rasgada, na verdade corremos o risco de ter nossos livros danificados por qualquer site que deva ser transportado mas acaba compensando devido aos preços. O atendimento é ótimo, já precisei consultar o suporte e eles foram super atenciosos, fiz amizade com o entregador da transportadora aqui (compro pouco decerto) e ele sempre me liga quando não estou em casa então é muito cômodo pra nós, principalmente porque aqui não tem livraria :(. É sempre bom ter experiências compartilhadas.
    Beijos,
    http://viajandoentrepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Realmente é sempre um risco receber o livro danificado pelo transporte, mas se o preço for bacana vale a pena assim mesmo. Eu já tive problemas com a transportadora daqui, problemas de comunicação para a entrega, eu prefiro quando vem pelo correio, com o código de rastreamento mais certinho, e se precisar eu vou no correio e busco a encomenda.
      Aqui tem livraria, mas não é muito grande, não vende determinadas editoras, quando eu vou pro Rio sempre passo em alguma livraria grande e fico igual criança em parquinho, rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  3. Tenho birra do submarino pela mania péssima que eles tem de vira e mexe não avisar que o livro é edição econômica e por em épocas de promoção, aumentarem os preços das coisas e abaixarem logo depois pra parecer que tá "em oferta". Mas quando vem avisado direito qual a edição, compensa mesmo, principalmente quando fazem aquelas promoções de X livros por Y reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mareska!
      A trilogia da Bússola de ouro não estava discriminado que era edição econômica não, fiquei um pouco decepcionada quando percebi, mas acabei deixando pra lá. Os outros livros, todos estavam explicados que eram edição econômica. Vou ficar mais atenta sobre essa questão, já que é tão recorrente.

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  4. Oii... Eu também compro livros na internet em sites como: Submarino, Ponto frio, Saraiva, etc. Mas também compro na livraria da minha cidade e concordo com você, os autores brasileiros deveriam ser mais valorizados :\

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Me irrito um pouco com o Submarino e essa variação absurda de preços, cada DIA tem um preço diferente. Admiro a Amazon por exemplo, que faz suas promoções e por exemplo, se você comprar na pré-venda por um preço X e antes de lançarem o livro diminuíram o preço, eles te devolvem a diferença!!!! Encomendei Four e teve uma queda de $0,74 e eles me devolveram a diferença!
    Alguns sites como a Saraiva e a Cultura ainda dão um espaço para os lançamentos nacionais, mas realmente a valorização do nosso mercado é muuito baixa! =/

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Adorei suas compras, sou louca para comprar a trilogia Fronteiras do Universo, quem sabe quando a submarino fizer outra promoção? Adoro a loja. <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...