sexta-feira, 18 de julho de 2014

Marina - Carlos Ruiz Zafón

Um mistério pelas ruas de Barcelona de fins da década de 1970. Uma história mal contada, uma borboleta negra, um casarão antigo impregnado pelo passado e uma menina chamada Marina. O autor classifica o livro como juvenil, mas como ele próprio diz na nota que introduz o livro “eu estava tentando escrever o tipo de romance que gostaria de ter lido na infância, mas que também continuaria a me interessar aos 23, 40 ou 43 anos de idade.” Essa foi minha primeira “viagem” com a escrita de Carlos Ruiz Zafón, tenho 27 anos e estou encantada




Óscar, um adolescente de 15 anos e estudante de um internato, é o protagonista da história. Acompanhamos suas divagações e passeios por Barcelona através de ruas, casarões e jardins. Óscar, num desses passeios, encontra um casario com grandes portões e um gato de olhos brilhantes. Essa casa acaba o atraindo de uma forma irresistível, levando Óscar para uma aventura que ele nunca imaginou.

Como ponto de partida desse mistério está Marina, a menina que habita o casarão e que o convida a investigar um mistério, que acaba os levando para os mais diversos lugares, como o cemitério de Sarriá, uma estufa abandonada e os esgotos de Barcelona. E como fio condutor de todo o suspense está o símbolo de uma borboleta negra gravado num túmulo sem nome.  

“- As vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar – disse ela. – A gente só se lembra do que nunca aconteceu.”  

Em meio as caminhadas noturnas e encontros com coisas estranhas, nasce um sentimento muito bonito unindo Óscar e Marina, dando mais melancolia e beleza à história. Não é um romance meloso que se sobrepõe aos outros elementos da história, é uma relação condizente com narrativa, com os elementos trabalhados pelo autor.

Percebi o livro como uma história de desapego, memórias e perdas. Zafón utilizou o suspense e os elementos fantásticos de forma muito interessante, que até me remeteu um pouco ao “O Oceano no Fim do Caminho” de Neil Gaiman, pela naturalidade que os elementos fantásticos se misturam com a realidade, além do papel da personagem feminina ao introduzir o protagonista num mundo de mistérios.



Outro ponto que eu achei delicioso durante a leitura foram as descrições sobre Barcelona. A impressão que me deixou foi que a cidade era também um personagem e não só um cenário.

“Naquele dia, nos céus de Barcelona, o fantasma de Gaudí esculpia nuvens impossíveis sobre um azul que dissolvia o olhar.”

Recomendo fortemente a leitura de Marina. E já estou planejando adquirir novos livros do Carlos Ruiz Zafón, você tem algum livro para me indicar?


Marina foi publicado pela Suma de Letras com tradução de Eliana Aguiar






10 comentários:

  1. Recentemente eu tive uma crise de consumismo literário e incluir 2 livros do Zafon na compra, estou esperando por eles e pelo visto a espera vai valer a pena porque se a narrativa segue as linhas que você insinuou/disse que segue sei que vou amar, esse é o meu tipo de história. Fantasia, realidade, cidades que viram personagens, um pouquinho de psicologia e um pezinho no passado são ótimos temperos para minhas boas comidas literárias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comprei Marina num surto consumista literário, sem saber quase nada da história e do autor, e nossa, foi uma delícia ler Marina. Primeiro já foi ótimo dar um tempo nos cenários ingleses e estadunidenses, conhecer um pouquinho de Barcelona através do livro foi mágico. E a história é muito legal, e que apesar de ser um livro juvenil, não menospreza o leitor, deixando um gostinho de melancolia que custa a ir embora...

      Fran

      Excluir
  2. Já tem um tempo que venho nutrindo um sentimento de curiosidade para com esse autor. Essa é a primeira resenha que leio sobre um livro do mesmo e fiquei intrigada e com muita vontade de ler alguma obra deste autor. O mesmo acontece com Neil Gaiman.
    Parabéns pelo blog e pela resenha :)
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Que bom que você gostou da resenha! Espero que quando você tiver a oportunidade de ler o Zafón, a leitura seja tão prazerosa quanto foi para mim. Ah, e o Neil Gaiman também!
      Obrigada pela visita, viu?! Volte sempre pra gente conversar!

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  3. Não consegui terminar esse livro,
    achei a leitura muito lenta, acabei interrompendo, depois disso já li milhares de elogios ao enredo
    e luto até hoje para retomar a leitura, tenho a esperança de gostar dele com o decorrer do texto, mas ainda não criei coragem para retomar a leitura.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Delmara, que pena você não ter conseguido terminar o livro, mas as vezes é assim mesmo, não estamos no "momento" certo para ler um determinado livro, ou realmente ele não é bem do nosso gosto.
      Eu gostei do ritmo da leitura, achei que foi o tempo certo pra degustar cada elemento novo na história.
      Quem sabe em outro momento você conclui a leitura e volta aqui pra me contar o que achou =)

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  4. Oi Fran!!!
    Eu acabei não comprando porque não sabia nada sobre o livro, apenas sei que o autor é considerado o novo Neil Gaiman.
    Enfim ótima resenha e não perderei a próxima promoção kkk
    Abraço

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!
      Não sabia que ele é considerado um novo Neil Gaiman, mas realmente achei alguns pontos de "Marina" semelhantes ao "O Oceano no Fim do Caminho".
      Eu comprei numa promoção da submarino por 14,90. Assim que pintar outra, coloque no seu carrinho de compras! rsrs.

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  5. Oi Fran, tudo bem?

    O autor é incrível e sempre encanta com o suspense e os mistérios de sua narrativa. Eu ainda não li esse, mas dos outros que li, um deles é em Barcelona e também amei as descrições.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li este autor. Vai pra minha lista. Gosto de ver resenhas antes de adentrar no universo da obra.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...