terça-feira, 10 de junho de 2014

Os livros na minha vida

      Os livros sempre fizeram parte da minha vida. Tenho memórias de brincar com um livrinho de pano, todo colorido, quando eu ainda nem sabia o A-E-I-O-U.  Minha mãe é professora, então sempre tive diversos livros disponíveis em casa, as vezes herdava os livros dos meus primos mais velhos, até que comecei a pegar livros na biblioteca da escola e a frequentar livrarias. Não consigo me imaginar sem livros, eles são companhia, refúgio, aprendizado... viagens interplanetárias ou em algum subconsciente, guerras, revoluções, amor, perdas, esperanças... é tudo tão humano. Acredito que a leitura pode nos tornar seres melhores. E nesse post vou contar um pouco dos livros que foram importantes para minha vida.





O Planeta dos Homens sem Cor – Margarida Ottoni
Esse livro apareceu aqui em casa, não sei se era da minha mãe da época em que ela dava aula, ou se alguém da família acabou deixando por aqui, mas foi um dos primeiros livros que eu curti muito de ler, junto com alguns livros da coleção Vagalume. Esse livro é uma ficção científica para crianças, e tem uma das características que eu mais amo em ficção científica: propor questionamentos sobre nossa sociedade atual, sobre as relações humana. O Planeta dos Homens sem Cor levanta reflexões sobre a nossa forma de viver e produzir, e também sobre as aparências e preconceitos. É um livro pequeno, com uma leitura agradável, mas não é infantil, não menospreza o leitor. E é uma das memórias mais lindas das minhas leituras de criança.




Batalhas do Castelo – Domingos Pellegrini
Eu encontrei esse livro na biblioteca da escola onde eu estudava, tava meio jogado num canto, mas como eu estava estudando feudalismo nas aulas de história (é eu já amava história no ensino fundamental) me interessei por um livro que falava de um castelo. E não era qualquer castelo, era um castelo arruinado, numa área pedregosa, com um bobo da corte que se torna Duque e mendigos, órfãos e rejeitados como vassalos desse bobo. É uma história extremamente tocante sobre companheirismo, respeito, amizade. Como eu chorei!!! É uma leitura singela que emociona. E também é uma mostra que livros infantis podem ser profundos e poéticos. Tenho muita vontade de ler novamente. Pena não ter na biblioteca do colégio onde eu trabalho =/ .




Harry Potter e a Câmara Secreta – J.K. Rolling
Esse foi o primeiro livro que eu comprei. Sabe, peguei dinheiro com minha mãe, entrei na livraria, escolhi e comprei, me senti gente grande! rs.  Como eu não tinha ideia que era uma série de livros, eu comprei a Câmara Secreta e não a Pedra Filosofal, por ter achado a capa mais bonita =) Mesmo tendo começado pelo segundo livro, fiquei viciada pela série. Esperava ansiosamente o lançamento, corria pra livraria para comprar os livros, lia tudo numa vez só, nem que tivesse que virar a noite. Foi com as aventuras de Harry, Mione e Rony que eu consolidei de vez meu amor por livros. <3




Capitães da Areia – Jorge Amado
Eu tinha uns 15 anos quando eu li esse livro a primeira vez. No começo estranhei a escrita e alguns termos de “baianês”, mas continuei a leitura e fui completamente fisgada pela Bahia desses meninos de rua, os “Capitães da Areia”, crianças tão sofridas, que enfrentam fome, frio e a solidão. Cada uma dessas crianças com suas dores, seus fantasmas, e até mesmo sonhos. Já perdi as contas de quantas vezes eu li esse livro, e a cada leitura eu ria e chorava como se fosse a primeira vez. Jorge Amado foi tão hábil em descrever essas crianças, que ao mesmo tempo são tão endurecidas pelas adversidades que enfrentam, mas que ainda são crianças com seus anseios e necessidades. Uma das cenas mais comoventes do mundo é quando eles brincam num carrossel... Gente, é indescritível.




Minha História das Mulheres – Michelle Perrot
Durante a faculdade de história, li obras de diversos pesquisadores da área, mas teve uma autora que encontrou um cantinho no meu coração e tomou posse: Michelle Perrot. Essa francesa tem trabalhos incríveis que abordam a participação e vivências de mulheres em alguns períodos e recortes históricos, e no livro “Minha história das mulheres”, Perrot faz um levantamento sobre seus trabalhos, reflete sobre o que encontrou e percebeu, e elenca também questões que ainda precisam ser pesquisadas. Esse livro é quase uma conversa com a historiadora, com uma linguagem tranquila e agradável. Recomendo para qualquer pessoa, mesmo para quem não é professor de história.


Esses foram alguns dos livros mais significativos que eu li até hoje (2014). Espero continuar aumentando essa lista, encontrando livros incríveis e inesquecíveis.
E você? Quais livros te marcaram?






2 comentários:

  1. Quando eu era criança não curtia ficção cientifica, porque os questionamentos me angustiavam, me davam uma sensação de fim de mundo. Hoje entendo o porque e com a ajuda do lindo e querido Isaac Asimov estou aprendendo a amar o gÊnero. Também amava fuçar na biblioteca da escola, encontrar livros esquecidos e chorar e sorrir com eles. Harry Potter eu li quando cursava história [sim, somos companheiras de profissão kakakak] e mais uma coisa na qual nos assemelhamos também comecei pela "Câmara Secreta".Eu li "Capitães de Areia" quando fiz 18 ano, como sou nordestina me senti em casa, também chorei e ri muito com esse livro... como chorei.... Jorge Amado é um gênio e a cena do Carrossel me levou aos soluços, indescritivel é a palava adequada. Michelle Perrot é diva néh minha gente!!!

    E respondendo a sua pergunta: meus livros marcantes são "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, todos os de Machado de Assis, especialmente "Helena" e "Memórias Postumas" e os contos, "O eu profundo e os outros eus" de Fernando Pessoa, a Biblia [ela é fundamental], "As crônicas de Narnia, "Jantar no restaurante da saudade" da Anne Tyler, atualmente também amo "Sushi" da Mariam Keyes e tenho muitos outros.... e como você ainda espero continuar aumentando minha lista, encontrando livros incríveis e inesquecíveis.

    Cheros mil, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Quando criança, foram poucas coisas de ficção científica que eu li (acho que tem pouco FC pra crianças), mas eu adorava, apesar de não compreender todaa profundidade das questões que eram propostas. Depois me distanciei bastante da Ficção Científica, que eu estou redescobrindo agora, li a Trilogia da Fundação do Asimov, e o "Admirável Mundo Novo" do Huxley, e tô querendo ler alguma coisa da Ursula Le Guin.
    Do Jorge Amado também gosto muito de "Farda, Fardão, Camisola de dormir", acho que até vou reler pra escrever sobre ele aqui na coruja.
    Nunca li Jane Austen, mas falam tanto dela que eu já estou ficando com curiosidade! E eu também gosto muito do "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

    Adorei saber que somos colegas de profissão! =D

    Volte sempre, viu? tua visita me deixou muito feliz!

    Abraços!

    Fran

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...