domingo, 2 de novembro de 2014

Primavera dos Livros #EuFui

Sábado eu fui na Primavera dos Livros, feira literária que rolou nos jardins do Museu da República (eu falei um pouco sobre, aqui). E estava tão quente que poderia ser Verão dos Livros, que faria mais sentido. Sério, estava muuuuito calor, mas mesmo derretendo entre as tendas, foi um evento muito legal, conheci várias editoras que fazem um trabalho lindo e que precisam ser valorizadas, e saí de lá com 15 livros (!), sendo 10 acadêmicos (pra quem ainda não sabe, eu sou professora de história), 3 de literatura nacional e 2 quadrinhos.

Primavera dos Livros 2014



Uma das coisas que eu gostei, foi o fato da feira acontecer no jardim do Museu da República, e confesso que até então eu ainda não conhecia o museu. E vale muito a pena visitar esse espaço e ter contato com objetos e mobílias que fazem parte da nossa história política. Se você mora longe do Rio, tem como fazer esse passeio on-line, é só clicar aqui  e passear pelos corredores do Palácio do Catete, imóvel que já foi sede do poder executivo até a transferência da capital federal para Brasília.

Primavera dos Livros 2014
Jardim do Palácio do Catete


Eu não pude ficar muito tempo no Rio, então não aproveitei todas as atividades da feira, como as palestras, debates, e os encontros com os autores, então vou me ater às editoras, seus estandes, livros e promoções. E minhas compras, claro. Todas as editoras estavam com promoções, mas nem todos os livros tinham descontos realmente interessantes, alguns tinham só dois ou três reais de diferença do seu preço original. Mas também teve casos como a editora do Museu da República, que oferecia alguns livros por 1 real! Comprei quatro: “Joaquim Nabuco – A Política como Moral e como História” da Maria Emília Prado; “Da Escola Palatina ao Silogeu” da Lucia Maria Paschoal Guimarães; a coletânea “Memória do Movimento Estudantil” e “Nair de Teffé” da Solange Mello do Amaral.

Continuando minhas aquisições acadêmicas, comprei em algumas editoras universitárias também, como a EdUERJ, onde eu encontrei “Introdução à Historiografia da Literatura Brasileira” do Roberto Acízelo de Souza, e a EdUSP, onde eu comprei “O Ensino Secundário no Brasil Império” da Maria de Lourdes Marotto Haidar. Na editora Mauad X foi a minha aquisição mais cara, pois mesmo com desconto, o “História Cultural da Imprensa – Brasil 1800/1900” da Marialva Barbosa, saiu por 50,00 reais.

Mestrado: Uma busca incessante por bibliografia


Da editora Apicuri eu levei “O Imperial Collegio de Pedro II” do Carlos Fernando Junior. Na editora Ponteio eu comprei “Nostalgia Imperial” do Ricardo Salles. E na Bem-Te-Vi, eu achei os diários do Joaquim Nabuco (de 1873-1910) por 33,00 reais! O livro tem quase 800 páginas, muito bem editado e diagramado, foi um dos descontos que mais valeu a pena!

Agora na parte de quadrinhos, eu fiquei louca no estande da editora Nemo/Gutemberg, tinha tanta coisa maneira de quadrinhos, mas acabei comprando só “Bear” da Bianca Pinheiro, que era um sonho de consumo. Já na Aleph eu fiquei com o coração na mão por não poder levar todos os livros, mas consegui sair do estande só com “Violent Cases” do Neil Gaiman e do Dave McKean, além de conseguir arrancar dos vendedores que a Aleph está tentando publicar mais coisas da Ursula Le Guin (eles publicaram uma edição nova de “A Mão Esquerda da Escuridão”).

Primavera dos Livros 2014
Autores nacionais =)

Voltando para a editora Gutemberg, eu comprei “Exorcismos, amores e uma dose de Blues” do Eric Novello, que tem um dos títulos mais legais do mundo! Eu li alguma resenha sobre esse livro (não me lembro em que blog), e fiquei com muita curiosidade. Também foi por conta de resenhas positivas que eu comprei da Giz editorial “A Torre Acima do Véu” da Roberta Splinder. E fechando minhas compras, “A última expedição” da Olívia Maia, publicada pela editora Draco. Eu sigo a Olívia no twitter, ela é ótima, e o livro dela estava só 5,00 reais.

Além dos livros que levei para casa, foi muito legal conhecer algumas editoras que tem propostas lindas, como a Biruta, que tem cada livro com um acabamento tão bem feito, um design tão interessante. Também adorei a editora Estação da Liberdade, que tem um catálogo grande de obras japonesas, além de autores franceses, alemães e coreanos. Essa editora também tem publicações de história, com um projeto gráfico muito bonito. As editoras que publicam livros infantis também estão de parabéns, muitos livros, muita diversidade de temas e personagens, acho até que os livros infantis estão na frente na questão de diversificar os personagens principais das suas histórias, enquanto muitos livros “adultos” ficam requentando o herói homem branco. Também adorei ver o estande da editora Metanóia com vários livros que abraçam a população LGBT.


Enfim, a Primavera dos Livros me proporcionou um sábado lindo de sol, muita criança correndo, brincando, desenhando, lendo livros, ouvindo contação de história, se lambuzando de picolé, muitas famílias juntas, muito livro, muita história, muita coisa boa. Praticamente um pic-nic no parque cercada de livros, onde não precisei me preocupar com filas, onde os autores se misturam entre os leitores, onde a galera das editoras foi super acessível. Espero que no ano que vem eu consiga me organizar melhor e passar mais tempo lá. Vale muito a pena.  

overdose de livros \0/ 



6 comentários:

  1. Eu espero está ai ano que vem! Acho que vale mais a pena que Bienal! Não vi nenhum post de Bienal passando essa serenidade e sensação de satisfação que vc passou nesse post Fran!!! E estou aqui chorando com os titulos que você citou: "“Introdução à Historiografia da Literatura Brasileira”, amoooo utilizar a literatura como documento, mas confesso que preciso de uma bibliografia que me ajude a afiar a pena para isso, também fiquei de olhos brilhando como “O Ensino Secundário no Brasil Império” e “História Cultural da Imprensa – Brasil 1800/1900” *_*

    Eu ando meio, para não dizer completamente, brigada com o mundo acadêmico, mas... mas... mas... sei lá... acho que a luzinha do interesse ainda não se apagou totalmente em mim e quando vejo os títulos, as pesquisas possíveis me da comichões em uma parte que eu nem lembrava que ainda existia em mim.

    Adorei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui na Bienal do Rio de 2011, e eu lembro de muuuuuiiiita muvuca, stands lotados, e só achei preços legais nas editoras menores. Os funcionários estavam cansados, muitos já sem paciência. Além da comida lá dentro ser super cara.
      Já na Primavera dos Livros é um clima mais intimista, stands pequenos, padronizados, num jardim. A galera das editoras era atenciosa.
      Vou adorar te encontrar num evento assim!
      E a gente vai sempre carregar essa pulguinha acadêmica atrás da orelha.
      =)

      Excluir
  2. Vi algumas fotos do evento pelo Facebook e todos compartilharam o que vc falou sobre o clima da feira. Pandora do comentário acima acertou; Ninguém falou desse clima na bienal, pelo contrário só vi reclamações.
    Boas aquisições a suas.
    Boo,
    http://www.rascunhocomcafe.com/2014/11/resenha-princesa-de-gelo-gritos-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o clima desses grandes eventos como a Bienal é bem diferente. Não estão mais dando conta do público que só vem crescendo.
      Volte sempre!

      Fran

      Excluir
  3. Oi Fran, tudo bem?

    Que bacana esse evento. Acho tão legal esse tipo de ação. E 5,00$ o livro? Muito barato!
    Isso que é mais bacanas, eventos gostosos de participar. Espero que os próximos sejam assim também.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah!
      Realmente tinha uns descontos lindos!!! E foi um dia lindo, um evento muito gostoso.
      Beijos!

      Fran

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...