sábado, 15 de novembro de 2014

As Mulheres da Trilogia Millenium


Você já leu os livros Os homens que não amavam as mulheresA menina que brincava com fogo e A Rainha do castelo de ar que compõem a Trilogia Millennium? Não? Então a minha dica é: Leia logo! Stieg Larsson criou uma trilogia moderna, instigante, com muitas reviravoltas e suspenses, e uma das protagonistas mais incríveis do mundo, a Lisbeth Salander. Um dos pontos mais interessantes da escrita do Larsson são as suas personagens.  O autor conseguiu construir um grupo de indivíduos com certa equidade entre homens e mulheres, caso raro no universo literário, onde muitos autores homens acreditam que colocar uma personagem mulher já é o suficiente para nos representar. 

Essas capas não são as mais bonitas... mas são as que eu tenho na estante.


Não é mais aceitável universos inteiros serem criados pela literatura, e as personagens femininas continuarem subalternas, apagadas, sendo muitas vezes representadas apenas com o princípio de Smurfette (post do Momentum Saga que explica bem o princípio de smurfette), ou como interesse romântico apenas. Já deu, já cansou, não dá mais pra continuar reproduzindo essa velha fórmula. E Larsson rompe lindamente com essa tradição, criando uma gama de mulheres incríveis, plurais, plausíveis, com qualidades e defeitos, e que fogem de estereótipos pré-concebidos.

Lisbeth Salander
Lisbeth Salander

Lisbeth Salander
A protagonista. A mais antissocial das protagonistas. Ela é punk, andrógina, toda tatuada, cheia de piercings, se relaciona sexualmente com quem ela quiser (seja homens ou mulheres), possui memória fotográfica e é uma hacker incrível.  Todo o seu comportamento evasivo, distante e até mesmo agressivo vai sendo desvelado no decorrer dos livros. Não quero dar spoiler das histórias, mas a menina com a tatuagem de dragão descobriu de forma dura e penosa que ela só podia contar com ela mesma, e que o mundo era muito cruel com as mulheres.

Erika Berger
Erica Berger

Erica Berger
Erica é editora chefe e uma das sócias da revista Millennium. Uma profissional brilhante, bem sucedida, um exemplo para outras jornalistas. Tem um casamento feliz e um relacionamento extraconjugal com o jornalista Blomkvist, sendo que seu marido tem conhecimento desse relacionamento e o respeita. É uma mulher muito bem resolvida sexualmente e com suas escolhas de vida, tratando os seus dois companheiros de forma franca e honesta. 

Harriet Vanger
            Não dá pra falar muito da Harriet sem dar spoiler, só posso dizer que ela enfrentou muitas coisas ruins, e tomou uma decisão muito complexa.

Rosa Figueirola
            Policial responsável por uma importante investigação sobre a segurança do Estado Sueco. Viciada em atividades físicas e devoradora de livros, ela rompe com o estereótipo de que atividades físicas seriam incompatíveis com atividades intelectuais. Atlética e inteligente, é uma pessoa agradável e decidida, além de ótima profissional.

Sonja Modig
            Policial e única mulher da sua equipe, enfrenta o machismo constante de um  dos colegas policiais. Foi uma das poucas que deram o privilégio da dúvida para Lisbeth Salander no segundo livro.  

Anikka Gianini
Anikka Gianini

Anikka Gianini
É irmã do Blomkvist, casada e com filhos, uma típica família grande e feliz. Mas também é uma advogada brilhante e coerente, que defende os direitos das mulheres, principalmente em situações de violência doméstica. Depois da protagonista, ela se tornou minha personagem favorita.  

 Suzane Linder
Uma ex-policial que cansou da ineficiência da polícia sueca no combate a violência doméstica. Ela queria atuar na prevenção dos casos de violência, então passou a trabalhar numa empresa de segurança privada e se tornou uma das melhores profissionais da sua área.

Mirian Wu
Estudante universitária, sócia de uma boutique de lingeries, lésbica assumida e militante. É a mais próxima amiga de Lisbeth, e protagoniza uma das cenas de ação mais instigantes do segundo livro.   

Todas as imagens das personagens são dos filmes suecos. 

Essas são algumas das mulheres presentes nos livros de Stieg Larsson, tão bem elaboradas e complexas. Esse post é só pra dar um gostinho do que é possível encontrar na leitura da trilogia Millennium. E você, já leu os livros ou assistiu os filmes? O que você achou? 






Bônus: Noomi Rapace, que interpretou a Lisbeth Salander nos filmes suecos, participou do clipe Doom and Gloom, dos The Rolling Stones, onde ela incorpora vários personagens, atira em zumbis, vomita fast food, rola pelo lixo... 



6 comentários:

  1. Sabe aquele livro que você coloca na lista dos "Não vou ler!"?!? Pois é. Eu tenho o dom para decidir não ler um livro e de repente me pegar planejando ler por conta das amizades!

    Eu tinha lido algumas resenhas desse livro aqui e ali, mas nenhuma realmente colocou o livro sobre luzes que me motivassem a ler a investir no texto, mas de repente teu post que não é uma resenha do livro me fez ficar com uma imensa vontade de ler o livro. Não sou uma pessoa de romances policiais, me julgue, mas não gosto de suspense e ler um texto só para saber quem matou alguém nunca me inspirou... Mas, ler textos nos quais o autor foca nos personagens, mostra uma uma equidade entre homens e mulheres e mulheres em diversos lugares sociais já é outra conversa... Vale a pena as reviravoltas, o suspense e as investigações criminais...

    Pandora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!
      Apesar dos livros terem essa pegada de investigação, o primeiro livro apresenta a Lisbeth e o quanto ela é foda e as habilidades dela, seus problemas também. Os dois últimos livros são focados na vida da Lisbeth, meio que um acerto de contas com o passado dela. Acredito que você vai achar meio entediante o início do primeiro livro, mas depois, vc também vai amar a Lisbeth!

      Bjim!
      Fran

      Excluir
  2. Esses livros.... ESSES LIVROS!
    Amo tanto essa história que é super difícil falar o quanto. Atualmente estou no 3º livro e cara... o Stieg foi, definitivamente, um gênio! Gostaria que tivesse escrito mais livros antes de infelizmente falecer.
    A Lisbeth é, sem sombras de dúvida, minha personagem feminina favorita. A mais forte e corajosa personagem que já "conheci".
    Adorei o post.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Stieg Larsson realmente foi genial com essa história. Dizem que ele tinha planeja outros livros com a Lisbeth.
      Que bom que você gostou do post, volte sempre!
      Bejim!

      Fran

      Excluir
  3. Genteee!
    Amo MUITO essa trilogia. Li há alguns anos atrás, mas ainda lembro o quanto Lisbeth me fez cativa do inicio ao fim. Me apaixonei perdidamente por ela, e por todas as outras personagens (homens e mulheres) do Larsson. Achei injusto ele ter morrido antes de sequer ver o sucesso que seus livros fizeram - e de nos presentear com mais obras tão inteligentes.

    Amei o post - e o blog! Enfim algo diferente nessa blogosfera saturada de conteúdo :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou completamente louca por essa trilogia! Já reli várias vezes, é uma leitura muito instigante. E realmente foi injusto o Larsson morrer sem saber o sucesso que os livros dele fizeram..
      Fico muuuuuito feliz em saber que gostou do nosso humilde bloguinho! =)
      Sinta-se em casa e volte sempre!
      Beijos!

      Fran

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...