quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Suspense, investigação e medicina com Tess Gerritsen

Quando os livros infanto-juvenis disponíveis na minha casa foram devidamente lidos por minha pessoa, comecei a experimentar os livros da minha mãe, e entre eles devorei Sidney Sheldon, Agatha Christie e Robin Cook. Esse último me apresentou o suspense médico, onde hospitais, doenças misteriosas e profissionais de saúde se misturavam com conspirações, crimes e investigações. Mas quem conquistou de vez meu coração juntando de forma incrível investigação policial com conhecimento médico foi Tess Gerritsen. Ela se tornou uma das autoras atuais que eu mais curto, Se eu descubro um livro novo dela, não consigo deixar de comprar e começar a ler imediatamente. Esse post é para você conhecer um pouco dos seus livros.

Tess Gerritsen


Tess Gerritsen é sino-americana e tem a medicina como formação. Mas com o nascimento dos filhos ela passou a se dedicar à escrita, e hoje seus livros já foram traduzidos para mais de 30 línguas, sendo que no Brasil ela é publicada pela editora Record. Tess é considera uma expert em thriller médico, mas seus livros mais conhecidos são os suspenses protagonizados pela detetive Jane Rizzoli e pela patologista Maura Isles, livros esses que servem de base para a série de televisão Rizzoli & Isles.

As história criadas por Tess Gerritsen nos oferecem serial killer, sociedades secretas, famílias desfuncionais, assassinatos de diversas formas, corporações suspeitas, conflitos pessoais, sangue, bisturi e balas. Mas o que eu mais gosto é que a autora consegue transformar tudo isso em possibilidades plausíveis, humanizando de forma incrível as protagonistas. Jane e Maura são mulheres reais, batalhando em seus empregos, buscando seu lugar no mundo, se esforçando para fazer o melhor possível dentro das suas possibilidades e ideais, mas também fazem merda, se arrependem, sofrem, brigam. São duas personagens muito diferentes, mas que se aproximam e criam uma relação de apoio e respeito muito importante para o amadurecimento e desenvolvimento da história e das próprias personagens. Jane é super durona, é a única mulher na divisão de homicídios de Boston e luta para ser tratada com respeito pelos outros membros da equipe. Maura é legista, chamada pelos corredores de rainha dos mortos, sempre contida, correta, meio fria, buscando dar voz para aqueles que foram brutalmente calados. A amizade entre essas duas mulheres vai sendo solidificada com dor e superação a cada livro.

Se você não conhece os livros da Tess, mas tem vontade de ler, a sequência das histórias com a detetive Rizzoli e a doutora Isles é assim:

1- O Cirurgião (livro que apresenta Jane Rizzoli)
2- O Dominador (livro que apresenta Maura Isles)
3- O Pecador
4- Dublê de Corpo
5- Desaparecidas
6- O Clube Mefisto
7- Relíquias
8- Gélido
9- A Garota Silenciosa
10- A Última Vítima
11- Die Again (ainda não publicado no Brasil)

Se você gosta de thriller médico, você precisa ler:
Vida Assistida
Corrente Sanguínea
O Jardim de Ossos (eu acho que nessa história a Dr. Isles faz uma pontinha)
Gravidade (esse é um misto de thriller médico com ficção científica e uma pitadinha de terror)

Pretendo reler seus livros em breve, e resenhar aqui pra Coruja. E você, já leu algum livro da Tess? O que você achou? Conhece algum livro que não está na minha listinha? Ou já assistiu a série baseada nos livros?




10 comentários:

  1. Nossa não conhecia essa autora, mais deve ser muito boa mesmo, sou apaixonada por Agatha Christie. Amei seu blogger e suas dicas, Indiquei seu blogger para responder uma tag que está no meu blogger: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/2014/10/respondendo-tag-liebster-award.html
    Aproveitando quero te convidar para participar de um sorteio que esta rolando no meu blogger também. http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/2014/10/sorteio.html.
    Estou te seguindo, depois quero trocar dicas de livro com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanderléa!
      Obrigada por lembrar da Coruja. Vou conhecer seu blog e essa tag que você comentou, nunca tinha sido "tagueda" antes, rsrs.
      Abraços!

      Fran

      Excluir
  2. Eu estava aqui pensando que é muito bom conhecer novos/não tão novos assim autores. Eu nunca tinha ouvido falar da Tess Gerritsen, mas me senti cativada por seu afeto por ela, deu vontade de correr na estante virtual para pegar um livro dela e conhecer.

    Ta vendo porque meu consumismo literario nunca acaba? Há sempre um autor e um livro novo a nossa espera e os amigos não nos deixam esquecer disso kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você vai se sentir cativada pelas personagens da Tess Gerritsen, elas são tão humanas!!! Tem sentimento, medo e certezas tão parecidos com os meus, os seus, das nossas amigas, das nossas mães.
      Alguns dos livros da Tess foram publicados numa edição de bolso vira-vira (dois livros em um), são mais baratos. =)

      Fran

      Excluir
  3. Não conhecia a autora e nem os livros, mas adorei as dicas. As tramas dela parecem ser escritas da forma que eu gosto. Vou procurar para ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran!
    Também não conheço a autora, mas você fez um post tão cativante que fiquei super curiosa. Também não conheço o seriado. Dica anotada!
    :)
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acredita que eu nunca assisti o seriado?!
      Tenho medo de assistir e ficar decepcionada, de ter muitas mudanças em relação aos livros. Mas ainda vou me arriscar e experimentar.

      Volte sempre Luma!

      Fran

      Excluir
  5. Eu gosto muito da Tess. Conheci a obra dela com Gravidade, que até resenhei no blog, porque achei simplesmente sensacional. E o mais engraçado é que uma amiga minha faz doutorado em Archeas, os mesmos organismos que causaram a desgraceira no livro da Tess e ela foi correndo ler. rs

    Também li alguns outros títulos dela, a autora com certeza sabe prender o leitor. Mas por alguma razão empaquei em O Cirurgião e não consegui avançar.

    Bejas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gravidade é muito bom! Me deixava tão tensa nas descrições quando alguém contaminado começava a passar pelos "sintomas", ai que nervoso! Acho que eu tenho medo da pesquisa da sua amiga! rsrs.
      Eu estou pensando em reler todos os livros dela em ordem, direitinho, e resenhar. Por não saber que eram uma ´serie', eu li tudo misturado. Por isso pensei em fazer esse post, pra socorrer quem não sabe por onde começar.

      Bejas!
      Fran

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...