segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Os Pequenos Perpétuos - Jill Thompson

   Você conhece os Perpétuos, uma das principais criações de Neil Gaiman? A grosso modo, os Perpétuos são personificações dos conceitos de morte, sonho, destino, destruição, desespero, delírio e desejo, criados por Neil Gaiman para o universo de Sandman, o Senhor do Sonhar. Esses personagens incríveis criados por Gaiman inspiraram diversas pessoas, inclusive a autora e ilustradora Jill Thompson, que criou “Os Pequenos Perpétuos”.




   Os Pequenos Perpétuos é, na minha visão, um livro infantil com ares de HQ, feito com cuidado e apuro. Essa publicação brinca com a possibilidade dos Perpétuos um dia terem sido crianças, e que tipo de aventuras eles vivenciariam. A história começa com a psicodelia da pequena Delirium e seu cãozinho e amigo Barnabás. Mas Delirium se distrai com tanta facilidade... e Barnabás acaba se perdendo de sua companheira.

  Acompanhamos então a saga de Barnabás pelos domínios dos outros pequenos perpétuos, os irmãos de Delirium. Mas uma sombra muito suspeita acompanha Barnabás nessa busca por sua tresloucada dona... será essa sombra a culpada pelo sumiço de Delirium? Seguindo Barnabás adentramos em labirintos atrás de Destino, subimos desfiladeiros para encontrar Destruição, nos perdemos entre espelhos de Desespero, cochilamos para encontrar Sandman no Sonhar, visitamos o palácio-estátua de Desejo e caminhamos além de todos os reinos para encontrar a Morte.

Barnabás encontrando Desespero entre seus espelhos

  Os Pequenos Perpétuos apresentam alguns dos elementos que caracterizam os personagens criados para "Sandman", mas dialogando com o universo infantil de forma muito fofa! As ilustrações são elementos chaves para compreensão dos personagens e da história, Jill Thompson criou uma obra de arte em cada página. Mas não espere uma HQ complexa e filosófica como Sandman, “Os Pequenos Perpétuos” é um livro infantil, mas que é incrível em sua proposta e cativa aos adultos também.




Um comentário:

  1. Um dos meus mais amados amigos é fã de Sandman e Neil Gaiman, conheci ele pelos corredores da internet há alguns anos atrás, quando nos encontramos pessoalmente ele me presenteou com esse volume de "Os pequenos perpétuos" da Jill, sou apaixonada por esse livro, guardo ele em lugar de honra na minha estante!!! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...