quinta-feira, 3 de julho de 2014

Deuses de dois Mundos “O Livro do Silêncio” – PJ Pereira

    Gosto de histórias de fantasia, que recontam mitos, que utilizam de culturas milenares como base para criar algo novo. Mas nesse mar de mitologias revisitadas (muitas de forma magistral, outras nem tanto), sentia falta de uma literatura fantástica que trabalhasse com algum aspecto da cultura brasileira. Eis que um dia me deparei com o Book Trailer “O Livro do Silêncio”, primeiro volume da série Deuses de dois Mundos de PJ Pereira.  O vídeo me deixou embasbacada! Eu precisava ler essa história!



  

     PJ Pereira conta a história de um brasileiro, o Newton (ou New para os íntimos) e seu encontro inesperado e surpreendente com os Orixás!   New é um jornalista esperto e ambicioso, não tem o perfil clássico de herói, busca tirar proveito das situações.  É um cara batalhando um furo de reportagem bombástico, como um caso de sabotagem industrial que pode alavancar sua carreira, enquanto visita restaurantes da moda e passeia na cama de algumas mulheres. Ele é humano, falho, mas com muito carisma.



   Em paralelo a história de New, mas na África ancestral, conhecemos Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, até o dia em que seus búzios se calaram. Através da busca desse babalaô em compreender o silêncio de Orum, o que poderia ter acontecido com os príncipes do destino e tentar reaver seus poderes, conhecemos alguns Orixás, como Exu, Oxóssi, Xangô e Iansã. 

     A vida de New, inesperadamente, acaba se entrelaçando com a jornada dos Orixás e com o silêncio dos búzios de Orunmilá. Uma troca de e-mails com Laroiê nos deixa cada vez mais curiosos com a participação de New no desenrolar dessa história.

"Na mitologia dos iorubás, um dos povos africanos dos quais traficantes roubaram homens, mulheres e crianças para trazer para o Brasil como escravos, deuses e humanos um dia viveram juntos. Até que dois desses deuses brigaram e criaram a separação entre o orum (que chamamos de céu) e o aiê (terra). Ao construir Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio, PJ Pereira põe a mitologia de cabeça para baixo, juntando de novo humanos e deuses num mesmo cotidiano, fundindo mito e ficção, recriando um universo em que os ciclos da repetição são rompidos e substituídos pelo produto da imaginação do autor, que, no entanto, os faz voltar em seguida ao movimento original. Em termos mitológicos esse jogo poderia resultar numa catástrofe como a que dividiu o mundo em dois, mas para nossa sorte o que a inversão operada por PJ Pereira pretende e consegue é produzir um livro delicioso de se ler, um 'livro do silêncio', que é capaz, contraditoriamente, de nos falar bem alto, como gosta a boa mitologia." - Reginaldo Prandi, Professor da USP e Autor de Mitologia dos Orixás.


     
    Eu fiquei muito feliz com esse livro! A forma como o autor chegou a esse tema me deixou encantada: Ele, ainda garoto, interiorizou muitos preconceitos contra a “macumba”. Já adulto, trabalhou com um candomblecista, neto da famosa Mãe Menininha do Gantois. As ideias preconceituosas e pejorativas que ele tinha das religiões de matriz africana entrou em choque quando ele conheceu esse “macumbeiro”. Graças a essa amizade, PJ Pereira passou a questionar como o senso comum rotula a cultura afro-brasileira e pesquisou sobre o Candomblé, sobre os Orixás, sobre mitologias africanas. E o resultado foi um livro moderno (que mescla narrativa mitológica com e-mails), que nos aproxima das religiosidades de matriz africana de forma instigante. É legal ler os agradecimentos do autor e entender um pouco do processo de criação do livro, as pessoas envolvidas, e o respeito que o autor teve com as aqueles que vivenciam a religiosidade afro-brasileira.




    
  É importante que autores brasileiros também abordem nossa cultura, nossas mitologias (não só de origem africana, mas também dos povos nativos), é uma forma de quebrar preconceitos, desconstruir imagens negativas, nos aproximar da nossa história. Espero que os jovens que se aventuram com mitologias europeias se permitam descobrir a mágica dos Orixás e dos habitantes de Orum. 

 book trailer tem trilha sonora de Otto e Pupillo (Nação Zumbi), participação especial de Andreas Kisser (Sepultura) e narração de Gilberto Gil.  O Livro do Silêncio foi publicado pela editora Da Boa Prosa, e o segundo volume, O Livro da Traição, já está nas livrarias.



6 comentários:

  1. Oi, Fran!
    Nossa, que premissa fantástica esse livro tem!
    Adoro fantasia e ver uma que mescla a cultura brasileira é fantástica!
    Abriu minha curiosidade, não só por isso, mas pois sou muito ignorante em relação as religiões e crenças advindas da África. Além desse incrível book-trailer, claro!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio, bom te ver por aqui de novo!
      A premissa do livro é incrível mesmo, estou super curiosa para ler o segundo volume. É uma obra muito instigante, pois como você colocou, não estamos acostumados a ler sobre cultura afro-brasileira, e é importante ter esse contato maior com a nossa cultura e a nossa história, e a trilogia Deuses de Dois Mundos é um ótimo ponto de partida.
      E o book trailer é realmente fantástico!

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  2. Oi Fran,
    Confesso que o início do book trailer me deixou com medo hehehe
    Fico muito feliz de encontrar livros assim, sabia? Em uma época de romances adultos e distopias, um livro diferente é ouro, ainda mais se fala de nossa cultura, de nossa mitologia, que resenha fantástica! Obrigada.
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      Esse book trailer é épico! rs.
      E é sempre bom variar um pouco, encontrar um proposta nova e instigante né? Ainda mais com a nossa cultura.
      Que bom que você gostou da resenha, volte sempre!

      Abraços!
      Fran

      Excluir
  3. Oi Fran, que achado heim. Realmente um livro diferente dos padrões atuais e ainda por cima retratando nossas raízes, mais um que com certeza vai para minha lista de leituras.
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um achado Paulo!
      Fico feliz que ele tenha entrado na sua lista de leituras, espero que você curta tanto quanto eu.

      Abraços!

      Fran

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...