segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fábulas - as 1001 noites de Neve

Fábulas é um projeto de releituras dos contos de fadas clássicos em quadrinhos. É uma espécie de resposta para quem se questionava sobre o que acontecia com os personagens depois do“e eles foram felizes para sempre”. Nessa edição “as 1001 noites de neve”, Branca de Neve acaba se tornando prisioneira de um sultão, que pretende se casar com ela e decapita-la antes de um novo dia.





A história já começa com essa releitura de Sherazade, já que para evitar a morte e o casamento, Branca de Neve passa a contar algumas histórias dos personagens que já conhecemos muito bem: O lobo mau e como ele se tornou tão mau assim; a bruxa má que devorava criancinhas, mas que viveu uma séria traição em sua juventude; O Príncipe Sapo que foi beijado e muito feliz... por algum tempo.

    As histórias contadas por Branca de Neve dão mais profundidade aos personagens dos contos de fada, que se tornam mais do que estereótipos de “princesa indefesa”, “bruxa má” e “vilão cruel”. São histórias diferentes, uma ampla gama de estilos, com arte de diversos desenhistas (Esao Andrews, Brian Bolland, John Bolton, Mark Buckingham, James Jean, Michael Wm. Kaluta, Derek Kirk Kim, Tara McPherson, Jill Thompson, Charles Vess, Mark Wheatley) e o roteiro é assinado por Bill Willingham.



    A história que mais me interessou foi a da própria Branca de Neve, e como foi sua vida de recém-casada, mostrando que o tal “final feliz” não foi tão feliz assim, e que os anões são seres mais complexos do que imaginamos.  Quem gosta da série “Once Upon a Time” e dos filmes mais recentes da Disney, com certeza vai gostar.


Fábulas – as 1001 noites de Neve é uma publicação da Vertigo/Panini Comics.





5 comentários:

  1. Oi, Fran!
    Recentemente coloquei como meta ler mais histórias em quadrinhos. Tenho lido alguns da DC e outros de Robert Crumb. Nas pesquisas, acabei conhecendo "Fábulas" e achei interessantíssimo, mas acabei não me aprofundando.
    Excelente dica!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio!
      Eu redescobri os quadrinhos ano passado, e estou curtindo muito. É interessante perceber como o desenho de um quadrinho pode contar tanta coisa, eu estou reaprendendo com os quadrinhos a prestar mais atenção nos detalhes. =)
      Eu estou super curiosa para ler outros números da série "Fábulas"!
      Abraços!
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah eu simplesmente amooooooo esse episódio de "Fábulas", tenho ele em minha estante e sou apaixonada por essa versão da Branca de Neve, do Lobo, da Bruxa Má. Sou apaixonada também pela forma como os personagens são apresentados, ninguém é mal ou bom, todos são sujeitos que fazem escolhas ruins e escolhas boas ao sabor das suas possibilidades e maturidade... E além disso a obra é belissima néh?!? Da gosto de ler!!!

    Cheros, e estou a-man-do o blog de vocês!!! Longa vida a essa experiência que vocês mantenham as boas escolhas e a qualidade das resenhas, originais no meio da mesmice da blogosfera literária! #ProntoPitaquei

    Pandora.

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler quadrinhos por causa do Luiz, ele começou a colecionar e eu embarquei junto. Eu lia muito rápido, e acabava perdendo detalhes dos desenhos, até interpretei errado uma história por conta disso. Agora estou aprendendo a apreciar melhor as imagens, os traços, perceber o que eles também contam. Está sendo uma experiência bem legal.

    Que bom que você está gostando do blog, e pode "pitacar" sim, queremos melhorar, tornar a coruja um espaço legal, e com a nossa cara também, não um reflexo de modismos.
    Obrigada pelo carinho!

    Fran

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...