quinta-feira, 26 de junho de 2014

As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia – Marion Zimmer Bradley

“As Brumas de Avalon” é a obra mais famosa no Brasil da escritora Marion Zimmer Bradley, e consiste em quatro livros que recontam a lenda arturiana por um viés bem diferente das histórias usuais de Camelot: a partir da perspectiva das personagens femininas. Essa mudança de foco promovida por Marion Z. Bradley é o principal ponto que torna sua obra inesquecível, pois estamos muito acostumados a ler livros com base na lenda arturiana a partir das vivências do próprio rei Arthur, de Lancelote, e até mesmo de Merlin, e olhamos com desconfiança para personagens como Morgana ou Guinevere, que dependendo da versão, se tornam vilãs maléficas.  Marion Zimmer Bradley nada na contramão desses pressupostos, e vem nos lembrar que toda história tem várias versões e que é importante buscar essas versões que foram silenciadas. 
os quatro livros da série "As Brumas de Avalon"




“A Senhora da Magia” é o primeiro livro da série, e nele conhecemos importantes mulheres de uma mesma família: Viviane, a Senhora de Avalon e grande sacerdotisa que dedica seus dias em honra à deusa, sua irmã Igraine que se casa com Gorlois, Duque da Cornuallha, e com ele tem uma filha chamada Morgana, e Morgause, a caçula das três irmãs. Na primeira parte do livro conhecemos melhor Igraine, que ainda adolescente precisa enfrentar um casamento e uma gravidez na Cornualha, longe de seu antigo lar em Avalon, e com uma cultura e religiosidade muito diferente da que estava acostumada. Quando começa a se habituar com essa vida, tudo muda radicalmente, pois uma profecia afirmou que o rei que deveria unificar a Bretanha e expulsar os saxões deveria nascer de Igraine, mas não de seu marido. Essa criança predestinada nasce para se tornar o Grande Rei Arthur.

Na segunda parte do livro acompanhamos a vida de Morgana, filha mais velha de Igraine, que passa a morar em Avalon para receber a educação de sacerdotisa, para quem sabe um dia se tornar a Senhora de Avalon no lugar de Viviane. Um grande vinculo surge entre tia e sobrinha, apesar da necessidade de uma certa distância e condutas rígidas, pelos papéis que ambas assumem, colocando sempre a vontade da deusa em primeiro lugar. Mesmo quando o amor e o desejo provocam em Morgana dúvidas sobre essa obediência, ela acaba cedendo aos desígnios de sua religiosidade.

Mas Morgana acaba descobrindo que os sacrifícios para salvar a Bretanha e garantir sua unicidade, podem ser maiores do que ela podia aguentar. Enquanto Arthur enfrenta sua primeira batalha e se torna o Grande Rei, Morgana vivencia consequências que a fazem abandonar Avalon e a vida de sacerdotisa.


As Brumas de Avalon é uma série muito especial para mim, pois foi a primeira vez que percebi o quanto eu ansiava por uma história que tivesse protagonistas femininas que não fossem apenas a donzela em perigo. São personagens que qualquer mulher se identifica em algum momento, pois passam por situações e sentimentos que é semelhante a algumas vivências de nós mulheres ainda hoje. E também é interessante leitores homens conhecerem essa história, pois é um exercício de empatia com as mulheres, num mundo literário saturado de protagonistas homens, tentar enxergar o mundo de Camelot através das experiências dessas mulheres é enriquecedor, podendo até contribuir com as relações interpessoais do leitor em seu cotidiano.  Eu acredito no potencial revolucionário de um livro, e pra mim, a série as Brumas de Avalon é uma dessas micro-revoluções em forma de texto.


12 comentários:

  1. Não é que eu concorde 100% com a visão de mundo da Marian, mas ela também dividiu águas na minha vida. Como comentei contigo via twitter ela foi a primeira a me dizer, com outras palavras, que com meu corpo vale minhas regras, ninguém pode me dizer o que fazer com o que Deus me deu e isso é revolucionário. Sou apaixonada por essa história, talvez por viver em um ambiente no qual a religião é muito importante me pego hoje me identificando com Morgana, a maneira como ele viu Viviana como a maioral/quase um ídolo, a maneira como ela se revoltou com ela e a forma como no final ela passou a compreende-la é um processo pelo qual passei com minhas avós por exemplo...

    Você está certa, qualquer mulher vai se identificar com uma daquelas senhoras em algum momento para o bem e as vezes para o mal também.

    Enfim, ótima resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!
      Eu, quando li pela primeira vez, odiava a Gwenhwyfar, mas nessa ultima leitura eu percebi tanto de mim na insegurança dela, na forma em que ela foi criada, a tristeza por perceber que era tratada como um bibelô, continuo não concordando com as atitudes dela, mas compreendo o que a motivou.
      As mulheres que ela criou são extremamente humanas!

      Obrigada pelo carinho, viu?!
      Você já é de casa!

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  2. Olá!
    Parabéns, a resenha ficou muito boa!
    Recentemente li As Crônicas de Artur de Cornwell, então quero ficar com essa visão das lendas arturianas por um tempo, já que foi magnífico. Entretanto deixou um gostinho de quero mais.
    Muitos me recomendam essa série (inclusive você xD) e eu estou criando uma vontade muito grande!
    Acho que se o submarino colocar em promoção, eu compro!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio!
      Então eu te indico de novo: Leia As Brumas de Avalon! É muito bom! Mas é uma narrativa bem diferente do Cornwell, são escritas bem diferentes, e até os personagens são construídos de formas diferentes, a Morgana do Cornwell é completamente diferente da Morgana da Marion Z. Bradley.
      Mas acredito que de certa forma são histórias que se complementam, mesmo com tantos elementos divergentes. Em ambas as histórias a tensão entre o cristianismo e o "paganismo" é um dos pontos principais.

      Já vi no submarino os 4 livros por 39,90. =)

      Abraços!
      Volte Sempre.

      Fran

      Excluir
  3. Queria tanto aproveitar as promoções do submarino mas li algumas resenhas desmotivadoras, mas pelo que você disse das 'donzelas em perigo' também quero um livro que fuja desse enfoque logo, vou pensar em dar uma chance á esses livros. Ótima resenha.
    Beijos,
    http://viajandoentrepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Dá uma chance pras Brumas de Avalon sim! Eu recomendo muito!
      Volte sempre!

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  4. Quero ler estes livros ainda pois sou uma grande fã das lendas arturianas. E se gosta de histórias do Rei Artur, sugiro a trilogia escrita por Bernard Cornwell.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Eu também gosto da trilogia do Bernard Cornwell, quando eu conseguir reler, vou escrever sobre ela aqui na coruja.
      As Brumas de Avalon mostra uma visão diferente da história do rei Arthur, onde não tem nenhum vilãozão malvadão, mas pessoas que estão agindo por interesses diferentes, e por vezes contraditórios.
      Espero que goste!

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  5. Olá Fran, tudo bem?
    Juro que tentei ler mas acabei abandonando a leitura, talvez não fosse o melhor momento mas assim que puder eu vou retomar, ainda mais depois da sua resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo ok sim, e você?
      Talvez não tenha sido o melhor momento mesmo. As vezes a gente tá numa "vibe" e livro numa outra e a leitura não flui. Mas não desiste dele não, tente numa outra ocasião.

      Abraços!

      Fran

      Excluir
  6. Eu tenho essa série, mas ainda não li. Comprei porque a autora escreve romances conceituados e com um fundo de realidade, ela faz uma pesquisa histórica e faz suas narrativas encima disso. Inclusive tenho outro livro dela aqui para ler também e Rei Arthur sempre me encantou e eu nem sei porque ainda não li essa coleção. kkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise!
    A Marion Zimmer Bradley, na maioria dos seus romances, utiliza um acontecimento histórico como pano de fundo. Já li outros livros dela quando estava na faculdade, mas isso já tem um teeemmmpooo... rsrsrs.
    Quem sabe você anima pra ler, e depois conta pra gente o que achou!

    Abraços!
    Volte sempre!

    Fran

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...