sexta-feira, 30 de maio de 2014

Segunda Fundação - Isaac Asimov

Segunda Fundação” é o último livro da Trilogia da Fundação de Isaac Asimov. Com o sucesso da trilogia (incluindo o prêmio Hugo especial como a melhor série de Ficção Científica e Fantasia de 1966, desbancando até O Senhor dos Anéis de Tolkien), Asimov também escreveu “Limites da Fundação”, “Fundação e Terra”, “Prelúdio à Fundação” e “Origens da Fundação”.  Para conhecer os dois primeiro livros da trilogia clique em Fundação, e Fundação e Império.


Box - Trilogia da Fundação



No último livro da trilogia somos levados à busca da misteriosa Segunda Fundação, e a possibilidade desconcertante desse grupo existir e ser o real detentor dos planos de Hari Seldon. Na primeira parte do livro temos os esforços do conquistador Mulo em descobrir e destruir a Segunda Fundação, o único possível obstáculo que o impedia de conquistar toda a galáxia.


“O Mulo não precisava de proteção.

O Mulo era seu próprio protetor, o melhor e o mais poderoso.”  Pág.16


É muito interessante a relação de Mulo e Pritcher, que de ferrenho inimigo de Mulo se transformou em seu mais cego seguidor, um de seus convertidos. As crises e questionamentos que essa transformação causa em Pritcher são verdadeiras crises existenciais, que propões reflexões interessantes acerca das decisões que tomamos, será que são legitimamente nossa, ou somos condicionados a tomar determinadas decisões? Pritcher e Channis (um não convertido) são então enviados por Mulo em busca da Segunda Fundação. E eles encontram algo... mas para saber o que, só lendo o livro.






A segunda parte do livro é a parte da trilogia que eu mais gostei. Conhecemos Arcady Darell, neta da personagem do segundo livro, Bayta Darell.  Arcady é uma menina de 14 anos extremamente curiosa e inteligente, que mora em Terminus, planeta sede da primeira Fundação e que descobre um plano de seu pai e alguns outros amigos para descobrir a Segunda Fundação. Ela se auto-contrabandeia para uma nave e acaba no meio de uma guerra, em que ela sempre tem dúvidas se as pessoas (incluindo ela mesma!) estão agindo de acordo com suas vontades ou influenciadas pela Segunda Fundação. O final do livro é ótimo! Dá pra desconfiar um pouco no meio da história, mas mesmo assim o desfecho é incrível para um saga tão criativa e estimulante como a Trilogia da Fundação. E a Arcady Darell é uma das heroínas adolescente mais cativantes que eu já li.




“Segunda Fundação” foi publicado pela editora Aleph, com a tradução de Marcelo Barbão e capa de Delfin. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...