Páginas

Coruja de Quinta

domingo, 26 de outubro de 2014

Projeto de leitura “O Mundo em Palavras”

Decidi criar um projeto de leitura que ampliasse meu horizonte literário para outras culturas e outros países. Já fazia tempo que estava incomodada com o predomínio de autores estadunidenses e ingleses na minha estante, sendo que há tantas outras possibilidades de leitura (falei um pouco sobre nesse outro post). Eu precisava fazer um esforcinho e sair da minha zona de conforto para então me aventurar em novas narrativas, oriundas de todos os cantos do mundo. Assim nasce “O Mundo em Palavras”.

O Mundo em Palavras
Pronto para se aventurar pelo mundo?



Para conseguir realizar meu projeto, meu foco será nos continentes e não em países específicos. Tomei essa decisão por não ler bem em inglês, sendo obrigada a me limitar aos livros publicados em português, o que torna a procura um pouco mais difícil (vocês já leram alguma tradução de um autor do Quirguistão? Da Botswana? De Barbados?). Assim, focando nos continentes, vou procurar de quatro a cinco livros de países diferentes para ler de cada continente. Esse é um projeto, não um desafio com uma data limite, então não sei quando vou concluir esse projeto, mas adoraria ter a sua companhia durante essa aventura. Vamos viajar pelo mundo?

A primeira parte da nossa viagem será a África, e depois Ásia, Oceania, América (priorizando os países da América Latina) e Europa (priorizando os países do Leste Europeu).


Para começar a viagem pela África vou ler o livro Americanah, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e o Quantas Madrugadas Tem a Noite do angolano Ondjaki. Quero ler, pelo menos, mais dois outros livros do continente africano. Você conhece algum para me indicar? Estava pensando em autores como Pepetela e Mia Couto, mas ainda não decidi, você tem alguma sugestão?



Boa Viagem para nós!

5 comentários:

  1. Eu já levei o banner para meu blog \o/ Estaremos em uma aventura e tanto, já fiz minhas malas!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, ótima ideia a sua. Eu frequentava a biblioteca pública da minha cidade e lá existiam várias estantes com literatura de vários lugares do mundo e lembro de passar por elas e um dia pensar em lê-los. Infelizmente esse dia nunca chegou, me mudei a biblioteca não existe mais. Quem sabe ainda pego uns livros fora do roteiro previsível. Vou acompanhar sua jornada para saber se gostou dos livros escolhidos.

    Boo.
    http://www.rascunhocomcafe.com/2014/10/resenha-stephen-king-biografia-coracao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou da ideia! As vezes, sair daquele "roteiro previsível" nos proporciona ótimas vivências =)

      Volte sempre!
      Fran

      Excluir
  3. Oi, Fran!
    Que ideia super bacana!!!
    As vezes me julgo por apenas ler modinhas e livros famosos e conceituados, tudo vindo na América.
    Vou copiar e tentar fazer também!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir