segunda-feira, 7 de julho de 2014

Chico Bento "Pavor Espaciar" - Gustavo Duarte [Grafic MSP]

     Essa HQ faz parte do projeto “Grafic MSP”, que propõe para novos (e ótimos) artistas nacionais a possibilidade de criarem uma grafic novel  de algum dos personagens do Maurício de Sousa, porém com traços e estilo próprio de cada artista.


    O caipira Chico Bento e seu primo Zé Lele, sempre foram meus personagens favoritos dos gibis do Maurício de Sousa. Quando vi a Grafic MSP Chico Bento Pavor Espaciar, feita pelo Gustavo Duarte, não exitei nem um segundo em comprá-la.
    Tudo começa com os pais do Chico Bento saindo a noite para visitar os tios do Chico, deixando ele e o Zé Lele sozinhos em casa, bem... sozinhos não, afinal eles estavam  com o porco Torresmo e a galinha Griselda. Eles ficaram jogados no sofá lendo quadrinhos (quem não gosta de ficar jogado no sofá lendo um bom quadrinho?) até que Chico Bento decide pegar um copo de água na cozinha e dá de cara com um alienígena, ou como o próprio chico diz, o demo! Ao voltar para a sala Chico Bento vê seu primo Zé Lele sendo abduzido por um robô alienígena gigante.

Todo o suspense de ir beber água e encontrar...

    Um pouco mais a frente nessa divertida historia é a vez do nosso personagem principal e seus bichinhos do campo, Griselda e Torresmo, serem abduzidos também. Essa é uma HQ de ficção científica caipira, com muitos poucos diálogos, porém o desenho do Gustavo Duarte é praticamente vivo, dá para ver os personagens se movendo quadro a quadro, a habilidade do artista é incrível.

Abdução!


    Além do pouco diálogo e dos desenhos que falam por si, essa HQ é recheada de easter eggs com referências culturais diversas. Isso foi a maior sacadada do autor, li e reli, vi e revi, e acho bem capaz de ter deixado escapar algo. Achei quadrinhos do Spirit, Charlie Brown, Có!, sabre de luz, a roupa do astronauta, o esqueleto do Horácio, Faraó Egípcio, Michel Jackson, Jotalhão, navios e aviões desaparecidos e o escudo do Noroeste, time de futebol de Bauru. Com certeza é um trabalho muito bem feito (como já é de costume ver nas Grafic MSP) do prefácio escrito pelo Maurício de Sousa, aos extras na medida certa que mostram o proceso de criação dessa HQ, um pouco da história do  personagem caipira e do Gustavo Duarte. Vale muito a pena  prestigiar os artistas nacionas que estão em ascenssão na nona arte e graças a essa Grafic MSP, Gustavo Duarte ganhou um novo fã: Eu!
'Cê ainda num leu?!?
Boa diversão!


3 comentários:

  1. Olá, Luiz!
    Boa resenha!
    Eu também adorei essa HQ (vulgo gibi). Sempre fui fã do Chico Bento, meu personagem favorito do Maurício de Souza.
    Esse visual que o Gustavo Duarte deu para ele ficou muito bacana! E é como você disse, mesmo sem muito diálogo, é tudo bem expressivo!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk Olá Luiz!!! Adorei o fim da sua resenha, estou rindo sozinha aqui porque "Chico Bento: pavor espaciar" é o único MSP que eu não tenho :'( #Lagrimas E sim, eu também me apaixonei por esse projeto, me emocionei com Laços a ponto de lágrimas, me enterneci e vivi de orgulho de ser nordestina com o Piteco Ingá do Xico e estou com "Astronauta Magnetar" na ponta da agulha esperando para ser lido e lindamente que da próxima vez que for a cultura trarei o Chico para minha estante! :)

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agente aqui, só não tem "Astronauta Magnetar", que por ser o primeiro a ser lançado esta difícil de achar... O projeto realmente é ótimo, os quadrinhos ficaram muito bem feitos, todos eles, da para ver que deu trabalho, e que foi feito com muita atenção e cuidado. O resultado, é claro, é uma HQ de muita qualidade que recomendo a todos!
      Obrigado pelo comentário, fico feliz que esteja curtindo nosso blog!
      Abraço, Luiz

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...